fev 022012
 
Longo e sinuoso caminho

Olá queridos e estimados leitor@s…

Esse 2012 mal começou, já estamos no mês de fevereiro e tenho uma porção grande de novidades e metas para o PIBID neste ano que se inicia. Pra começo de conversa, estou mudando minhas reflexões e anotações de lugar. Para quem se interessar em ver as publicações antigas sobre o PIBID, visite o meu outro blog, neste endereço: http://rdiogo.net/blog/ifg/categoria/ifg/pibid/.

Bem, chega de conversa, e vamos lá…..

19 de janeiro de 2012

Neste dia iniciamos as atividades de 2012 do PIBID. Foi uma reunião bastante proveitosa, na qual estiveram presentes o professor supervisor, os pibidianos (com exceção do Carlos Patrick) e eu. Logo no início da reunião, a bolsista Daniela nos avisou que deixará o PIBID, em virtude de ter conseguido um emprego e de estar se preparando para concursos públicos.

Em seguida, o professor Vagner apontou vários aspectos relacionados às atividades do PIBID em 2011. Os principais pontos levantados pelo professor Vagner foram:

  • A pouca abertura da escola para as ações do PIBID;
  • A inexperiência da equipe como um todo, para lidar com o projeto;
  • A falta de interesse dos alunos da escola para com a monitoria.
Atarefad@s

Pibidiano tentando fazer as atividades do PIBID - Visão dos pibidianos

 

Os pibidianos também fizeram uma breve avaliação sobre o ano de 2011 e apontaram diversos pontos que já haviam sido discutidos na última reunião de 2011. Me chamou a atenção a reclamação de que são muitas atividades solicitadas ao mesmo tempo, fato que dificulta e até mesmo impossibilita que as tarefas sejam realizadas pelos pibidianos.

Após esse momento, passamos a palavra para os pibidianos, para que eles falassem como está a preparação dos experimentos de baixo custo. Infelizmente, ao contrário do que imaginei, a maioria dos experimentos ainda não havia sido finalizada e alguns dos pibidianos ainda nem haviam começado a tentar montar os seus experimentos. Ficou determinado que, no dia 26/01, os pibidianos iriam apresentar os seus experimentos e trabalharíamos nos experimentos que ainda não estivessem prontos. Em seguida passamos a discutir sobre os projetos que foram propostos no fim do ano de 2011.

Disse ao professor Vagner que, no fim do ano de 2011, havia pensando em três projetos que poderiam ser desenvolvidos ao longo do primeiro semestre de 2012. Ressaltei que estes projetos foram pensados em função da personalidade e estilo de cada um dos pibidianos: Ciência em Cena, PraTICando a Física e Clube de Pesquisa.

Atarefad@s

Pibidiano tentando fazer as atividades do PIBID - Visão do coordenador

O professor Vagner avaliou as propostas como positivas e que poderiam aumentar a presença e o reconhecimento do PIBID na escola, além de servirem como estímulo ao estudo da Física, por parte dos alunos da escola campo. O professor Vagner disse que possuía uma peça teatral sobre termodinâmica e que iria encaminhá-la para mim, para que eu pudesse repassá-la aos pibidianos. O professor Vagner também destacou que poderíamos ter uma maior participação na elaboração da mostra cultural que acontece em outubro e que engloba uma feira de ciências.

Neste momento o Vagner ressaltou que a monitoria deveria ser retomada. Os pibidianos expuseram as suas reclamações e dificuldades vivenciadas durante a primeira tentativa de implantar a monitoria na escola: pouca procura por parte dos alunos, não saberem o que estava sendo trabalhado nas aulas de Física e o horário no qual a monitoria foi oferecida. O professor supervisor disse que já estava trabalhando, junto aos seus alunos, a ideia e objetivos da monitoria, para que eles a utilizassem como um plantão de dúvidas, e que a monitoria deveria ser oferecida, ao menos inicialmente, uma vez por semana. O horário a ser oferecido será de 17h20min às 18h30min, sendo que dois pibidianos deverão estar presentes.

Ainda sobre a monitoria, os pibidianos falaram que é necessário realizar o acompanhamento das aulas de Física para que eles saibam qual conteúdo está sendo trabalhado. Sendo assim, para não sobrecarregarmos os pibidianos, definimos que seria possível haver o revezamento para acompanhar as aulas dos professores de Física e que este revezamento seria organizado pelos próprios bolsistas do projeto.

O professor Vagner também sugeriu que os professores do IFG oferecessem palestras e, talvez, treinamentos aos professores do Serafim de Carvalho. Por fim, reforçamos a necessidade de estarmos presentes na reunião de planejamento que acontecerá no dia 15 de fevereiro, para que possamos apresentar o PIBID aos professores e demais colaboradores da escola.

Objetivos e avaliação

A cada publicação minha, aqui no blog, tentarei avaliar a reunião no que se refere aos objetivos inicialmente propostos para a reunião:

Avaliação dos objetivos propostos
Objetivo Avaliação e comentários
Retomar as reuniões do PIBID. Alcançado.
Avaliar a preparação dos kits experimentais de baixo custo. Alcançado. Apesar de a atividade estar bastante atrasada.
Apresentar ao professor supervisor os projetos previstos. Alcançado. Após a apresentação, o supervisor sugeriu que além do Ciência em Cena e do PraTICando a Física: a monitoria fosse mantida e participássemos da Mostra Cultural.
Possibilitar o diálogo e a avaliação coletiva das ações realizadas e não realizadas. Alcançado. A reunião foi bastante dinâmica e todos os presentes participaram, comentando e avaliando as ações que foram tomadas e identificando os obstáculos que impediram que algumas tarefas fossem realizadas a contento. Alguns dos obstáculos foram: falta de comunicação, falta de apoio da escola, excesso de atividades e a falta de conhecimentos e experiência dos pibidianos.
Identificar as próximas ações a serem realizadas. Alcançado. As próximas ações: finalização dos kits experimentais, detalhamento dos projetos Ciência em Cena e PraTICando a Física e participação na reunião de planejamento da escola.
Definir a dinâmica das reuniões no IFG. Alcançado. As reuniões do PIBID acontecerão sempre às quintas, de modo a permitir a participação do professor supervisor. Além das reuniões com foco no PIBID, os bolsistas e o coordenador irão se reunir às terças para trabalharem na confecção de artigos científicos.

 

De modo geral foi uma excelente reunião, na qual pude perceber, em todos, o desejo de transformar o PIBID em um marco não apenas na escola campo, mas na formação de todos os envolvidos.

Bem, por enquanto é só. Um grande abraço.

  Um Comentário para “Resumão de Janeiro – parte 01”

  1. […] como vocês já estavam sabendo, a Daniela deixou de ser nossa bolsista (maiores informações no resumão de janeiro). Em comum acordo com a coordenadora institucional, realizei um processo seletivo simplificado para […]

Desculpe, o formulário de comentários está fechado no momento.