fev 122012
 

Olá pessoal. Tudo na paz?

Reunião do PIBID

Reunir-se é uma oportunidade para avaliar e acertar o curso de navegação.

Na sexta-feira realizamos mais uma reunião do PIBID, com a participação dos alunos bolsistas. Foi uma reunião tranquila realizada com o objetivo principal de avaliar as tarefas em andamento e, também, nos preparar para a reunião de planejamento do Serafim de Carvalho, prevista para o dia 15 de fevereiro.

Iniciamos a reunião por volta das 16h10min abordando as atividades que foram delegadas aos bolsistas, no início da semana. A Thaís ficou encarregada de ir até o Serafim e verificar se o horário de aulas dos turnos matutino e vespertino já estariam estáveis (fomos informados pela coordenação pedagógica da escola que o horário está sujeito à várias mudanças no início do ano letivo). Infelizmente o horário ainda não estava fechado (conforme informações da coordenação da escola) e decidimos que verificaríamos o horário de aulas na quarta-feira, quando iremos participar da reunião de planejamento. Além disso, a Thaís deveria trazer seu experimento de baixo custo e a lista de materiais que devem ser adquiridos para a realização do seu experimento. Ela não trouxe o experimento e, também, não preparou a lista de materiais, mas ao conversarmos sobre o experimento, verificamos que seria necessário adquirir alguns ebulidores de água.

Tragédia e comédia.

A vida imita a arte e vice-versa.

O Carlos Patrick e a Wérica apresentaram suas ideias com relação ao projeto Ciência em Cena que foram, basicamente, estas:

  • Preparar uma ou duas peças sobre personalidades ou fatos marcantes da história da Física, em função do número de alunos interessados em participar;
  • A apresentação do teatro deveria ocorrer, primeiramente, no pátio da escola;
  • Os professores devem estimular a participação dos alunos podendo, inclusive, considerar a participação como um instrumento avaliativo;
  • Desenvolver um projeto de pesquisa sobre o uso do teatro como recurso para o ensino de Física.

Além destes pontos, destacados pelos alunos, ressaltei que deverá ser feita uma pesquisa histórica e um estudo sobre as figuras históricas e os conceitos físicos presentes na peça. Com esta complementação espero que o projeto se torne mais valioso para a aprendizagem dos alunos da escola.

Experimentando a Física.

Experimentando a Física.

A Thaís, a Fernanda e a Ana Lúcia, infelizmente, não se organizaram para preparar a proposta de trabalho do PraTICando a Física. Ficou evidente que não está havendo uma boa comunicação entre elas e ressaltei que elas devem trabalhar para que este problema seja sanado imediatamente. Esclareci, então, que este projeto terá como foco a realização de atividades de ensino que sirvam como alternativa às aulas tradicionais de Física, focadas na memorização de fórmulas e na valorização matemática do conteúdo. Assim poderão ser desenvolvidas atividades: experimentais, com uso de recursos computacionais, de elaboração de vídeos, de pesquisa na Internet, investigativas, entre outras.

Após este momento inicial repassei algumas pendências:

  • Camisetas do PIBID: informei que estou verificando se é possível confeccionarmos as camisetas do PIBID com o orçamento do projeto. A Wérica me repassou a lista com a quantidade de camisetas e modelos solicitados;
  • Materiais para os experimentos: ainda não foram adquiridos, mas a partir do encerramento das aulas, darei início à aquisição dos mesmos;
  • Digitação das respostas do questionário: a Ana Lúcia e a Wérica ainda não finalizaram a digitação dos questionários, mas se comprometeram a finalizar esta tarefas após o encerramento do semestre 2011/02;
  • Revisão de literatura (para o artigo): comentei que ninguém havia me procurado para tirar dúvidas sobre como deve ser feita a revisão de literatura para a redação do artigo sobre o questionário aplicado aos alunos. A Wérica me corrigiu dizendo que ela havia me procurado e que eu havia pedido que ela lesse alguns artigos de meu blog pessoal: http://rdiogo.net/blog/?p=55 e http://rdiogo.net/blog/?p=132.

Reafirmei aos pibidianos que, ao delegar atividades, espero que eles tenham a iniciativa de me procurar para sanar as dúvidas e que me mantenham informado das dificuldades que tem enfrentado e dos progressos alcançados em cada uma das atividades. Só assim conseguiremos realizar tudo o que nos propomos a fazer.

Monitoria de Física.

Monitoria de Física.

Atendendo à solicitação do professor Vagner, discutimos e conseguimos definir o horário de monitoria de Física: todas as terças-feiras das 17h30min às 18h30min. Este horário foi escolhido de forma a facilitar a participação dos alunos dos três períodos. Durante nossa conversa, disse aos bolsistas que eles deverão permanecer no Serafim de Carvalho por todo o período da monitoria, ou seja, que eles devem ficar na escola das 17h30min às 18h30min. Me chamou a atenção o fato de que os bolsistas ficaram indignados com esta minha postura, mas ressaltei que a monitoria não é como uma aula e que os monitores devem ficar à disposição dos alunos e da instituição.

Em seguida definimos a escala de participação na reunião de planejamento do Serafim. Participarão da reunião do período matutino os seguintes bolsitas: Thaís, Ana Lúcia, Wérica e, eventualmente, o bolsista novato. Na reunião do período vespertino comparecerão: Carlos Patrick, Fernanda, Ana Lúcia e Wérica.

Voltamos a falar sobre os experimentos de baixo custo que estão sendo preparados por eles e concordamos que seria de bom proveito que os bolsistas realizassem aulas teóricas sobre o conteúdo de cada um dos experimentos. Para preparar estas aulas os bolsistas poderão utilizar os livros de Física que emprestei a eles. Estas aulas irão ocorrer nos dias 29 e 30 de março, às 16h. No dia 29 as aulas serão da Ana Lúcia, Wérica e Carlos Patrick. Já no dia 30/03, as aulas serão da Fernanda e Thaís.

Atendendo a uma solicitação de nossa coordenadora Institucional, informei aos bolsistas que poderíamos trabalhar para que a escola e os alunos do Serafim participassem da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). Como eles não tinham conhecimento sobre a OBA, fiz alguns esclarecimentos sobre a olimpíada e, também comentei que poderíamos usar o horário da monitoria para fazermos a preparação dos alunos que tiverem interesse em participar. Os bolsistas gostaram da ideia e eu já entrei em contato com o professor supervisor para efetivarmos a participação na OBA.

Por fim, ressaltei que os alunos devem estar atentos à redação dos relatórios e que não deixem para elaborá-lo nas vésperas da data de entrega. Também comentamos sobre a responsabilidade de ser bolsista e sobre as eventuais ações que a CAPES pode tomar caso não cumpramos com o nosso compromisso.

Objetivos e avaliação

Objetivos Avaliação e comentários
Avaliar o cumprimento das tarefas repassadas no início da semana A Thaís cumpriu parcialmente suas tarefas individuais. Ela não levou o kit experimental que está desenvolvendo e não preparou a lista de compras de materiais necessários para o seu kit. Ela foi à escola e recebeu a informação de que o horário de aulas está sempre mudando. Decidimos que iríamos verificar o horário no dia da reunião de planejamento.O Carlos Patrick e a Wérica apresentaram suas ideias para a execução do projeto Ciência em Cena, cumprindo com a tarefa que foi repassada.A Thaís, a Fernanda e a Ana Lúcia não se articularam para apresentarem as ideias sobre o PraTICando a Física. Dessa forma não cumpriram com a tarefa repassada.Em síntese o objetivo foi alcançado, mas revelou que o problema de falta de comunicação entre os bolsistas continua. Como forma de estimular a comunicação, passarei a exigir dos bolsistas mais tarefas em grupo.
Definir a escala de acompanhamento das aulas de Física Não foi alcançado, visto que não tínhamos o horário de aulas em mãos, para definir a escala.
Definir o dia e horário da monitoria O objetivo foi alcançado e a monitoria será oferecida às terças-feiras das 17h30min às 18h30min.
Definir a escala de participação na reunião de planejamento do dia 15/02 Objetivo alcançado.
Verificar os estudos dos conteúdos relacionados aos experimentos O objetivo foi alcançado. Dentre os bolsistas, apenas a Wérica afirmou que já havia iniciado o estudo dos conteúdos relacionado ao experimento que está sendo desenvolvido por ela e pela Ana Lúcia.
Repassar avisos e informes Foram repassados aos bolsistas os avisos e informes relativos à olimpíada de astronomia, ao relatório, à aula experimental de um aluno do oitavo período de licenciatura que eles irão participar e à importância do blog.

  Um Comentário para “Atividades de sexta (10/02)”

  1. Ola Rodrigo,a sim uma grande falta de comunicação entre nós,porém estamos empenhados em desenvolver esses projetos….
    Gostei muito de ver seu resumo pios você colocou tudo que aconteceu mesmo.
    Devo confessar que estou com um pouco de dificuldades em algumas coisas,mas vou fazer de tudo para melhorar….
    Quanto aos questionários estou digitando pois sei que participar de um Congresso de tamanha importância sera de grande valia para mim. Bom a nossa reunião foi muito objetiva e isso foi bom porque foi estipulados objetivos e trabalhamos em cima deles…..
    Por enquanto e só voltaremos a nos falar!!!

Desculpe, o formulário de comentários está fechado no momento.