fev 272012
 
Estamos em reunião...

Hoje, dia 27/02, realizamos mais uma reunião do PIBID.

A reunião teve início por volta das 15h10min e, apenas o Carlos Patrick não compareceu. Mas, sua justificativa é muito boa, pois ele é o papai mais fresquinho do IFG!!! Parabéns Carlos Patrick… muitas felicidades para você e sua família.

Parabéns

Voltando ao PIBID….

Previsto X Ocorrido

Como meus textos tem ficado extremamente longos vou tentar algumas mudanças na organização dos artigos. Inicialmente, vou tratar dos resultados da reunião, em contraposição com o que havia sido proposto e depois farei um comentário geral. Para comparar o planejado com o realizado, temos que a pauta inicialmente prevista para a reunião e a avaliação do ponto da pauta encontram-se na tabela a seguir, sendo que as cores do texto indicam se o objetivo previsto foi alcançado, parcialmente alcançado ou não foi alcançado:

Pauta Avaliação
Apresentação oficial da Idelma A Idelma se apresentou aos demais colegas e falou um pouco sobre sua vida pessoal e de sua cidade natal. Durante a apresentação da Idelma, a Wérica explicou o que é o projeto Ciência em Cena, enquanto o coordenador (eu) explicou a ideia básica do PraTICando a Física e da monitoria.
Definição da: 1) Escala da monitoria e de acompanhamento das aulas; 2) Estratégia de divulgação e inscrição do Ciência em Cena e do PraTICando a Física; A escala de monitoria e de acompanhamento das aulas de Física foi definida. No entanto a estratégia de divulgação e inscrição do Ciência em Cena e do PraTICando a Física não foram realizadas, em decorrência da minha falta de atenção à pauta.
Wérica e Ana Lúcia apresentarão a situação atual da digitação dos questionários Os questionários ainda encontram-se em fase de digitação. A Wérica reclamou que o coordenador não reservou o laboratório de informática para que ela e a Ana Lúcia continuassem com a digitação dos mesmos. Realmente a falha ocorreu, principalmente em virtude da falta de tempo do coordenador, decorrente do encerramento do semestre.
Fernanda levará o “modelo” da camiseta (arquivo digital) A Fernanda não levou o modelo da camiseta e alegou que não estava sabendo desta tarefa, pois ela não costuma acessar o seu e-mail. Ressaltei que os bolsistas devem ser mais pró-ativos e não ficarem esperando que o coordenador entre em contato informando o que cada um deve fazer.
O pessoal do praTICando: 1) Irá apresentar quais serão as atividades que devem ser realizadas para a olimpíada brasileira de astronomia; 2) Mostrará os resultados e as dificuldades de realização da primeira atividade prática da OBA A equipe do PraTICando a Física não apresentou as atividades da OBA e sequer pareciam saber o que deveria ser feito. Enfim, este ponto da pauta não foi alcançado.
Elaboração da agenda de março Apenas fizemos uma revisão dos compromissos já agendados para o mês de março.
Apresentação do termo de compromisso dos alunos O termo de compromisso não foi elaborado. Mas, foi ressaltado que o PIBID exige que os alunos bolsistas possuam bom rendimento acadêmico e que, em virtude disso, os bolsistas serão avaliados ao fim do semestre. Aqueles que não apresentarem rendimento acadêmico satisfatório serão excluídos do PIBID.
Além disso, os bolsistas deverão levar uma lista com as disciplinas nas quais irão se matricular no primeiro semestre de 2012. Os alunos não trouxeram a lista, pois o sistema ainda não estava aceitando matrículas.

 

A escala de acompanhamento de aulas de Física levou em conta o horário de aulas da escola e a disponibilidade dos bolsistas e ficou definida da seguinte maneira:

  • Ana Lúcia: quarta-feira no período matutino;
  • Carlos Patrick: segunda-feira no período matutino;
  • Fernanda: sexta-feira no período vespertino;
  • Idelma: sexta-feira no período vespertino;
  • Thaís Mendes: quarta-feira no período vespertino;
  • Wérica: sexta-feira no período matutino.

O acompanhamento das aulas de Física será feito com o objetivo de permitir aos pibidianos a ciência dos conteúdos que estão sendo trabalhados em sala de aula, favorecendo o trabalho na monitoria e, também, que os pibidianos auxiliem os professores de Física.

Monitor de tv

A monitoria começa no dia 06 de março

Como já havia sido combinado anteriormente, a monitoria de Física será oferecida às terças-feiras da 17h30min às 18h30min. Os pibidianos irão auxiliar os alunos do ensino médio a estudarem e resolverem exercícios. Foi relembrado, também, que os pibidianos deverão permanecer na escola durante todo o horário no qual a monitoria será oferecida (mesmo que nenhum aluno apareça).

Com o objetivo de não sobrecarregar os pibidianos a monitoria será feita em duplas, conforme a escala abaixo (cada dupla irá monitorar os alunos em uma terça-feira):

  1. Ana Lúcia e Thaís Mendes
  2. Idelma e Fernanda
  3. Carlos Patrick e Wérica

Com relação ao cronograma das atividades, reafirmamos a realização das aulas sobre os temas dos experimentos para os dia 29 e 30 de março.

Próximas atividades

Agendamos uma reunião para o dia 06 de março. Nesta reunião a equipe do PraTICando a Física (Idelma, Thaís, Fernanda e Ana Lúcia) deverá apresentar o resultado da realização das Atividades práticas da OBA 2012. A reunião havia sido agendada, inicialmente, para as 16h, mas em virtude do fato de que neste dia a monitoria começará a ser ofertada, o horário de início da reunião será 15h. Além desta apresentação, a pauta da reunião abrange os seguintes pontos (definidos por mim):

  • A bolsista Idelma deverá apresentar sua proposta de experimento de baixo custo;
  • A Fernanda trará o modelo da camiseta;
  • A Wérica irá apresentar a proposta para divulgação e inscrição dos alunos no Ciência em Cena;
  • Repasse de artigos para estudo e apresentação pelos pibidianos;
  • Avaliação das atividades e do desempenho dos participantes do projeto.

Além disso, a Ana Lúcia e a Wérica comparecerão na sexta à tarde (02/03, às 14h) e na segunda (05/03, às 15h) para darem continuidade à digitação dos questionários e para discutirmos sobre o procedimento de análise das questões discursivas do questionário aplicado no Serafim de Carvalho.

Comentários

Alguns comentários são necessários....

Comentários e desabafos

Particularmente não gostei da reunião. Não fui capaz de conduzi-la de maneira satisfatória, pois ao perceber que os bolsistas ainda não conseguiram superar o costume que tem de não se comprometerem com suas atividades e, principalmente, não terem iniciativa para “fazer acontecer” acabei desanimando e considerando que a reunião não fazia sentido (e isso logo no início da reunião).

Tenho tentado, de várias maneiras, fazer com os bolsistas superem este estado de acomodação, mas ainda não consegui com que todos passem a ter maior Compromisso e iniciativa. Para falar a verdade, apenas a Wérica e a Ana Lúcia demonstram sinais de compromisso, dedicação e iniciativa. Os demais bolsistas continuam acomodados e usando de diversas justificativas para permanecerem neste estado e sequer tem utilizado o blog para documentarem suas atividades e impressões sobre o PIBID.

Creio que a única maneira de reverter esta situação é ter consciência de que cada um é responsável pelo sucesso do projeto e que não se deve ficar esperando que as atividades caiam prontas do céu. É necessário batalhar pelo sucesso e qualidade nas atividades!!

Bem, espero que essas dificuldades sejam superadas e que trabalhemos juntos para superarmos nossas dificuldades !!!

Abraços e até mais…

P.S.: Acabei escrevendo outro texto longo… Big Smile

  3 Comentários para “Relato da reunião”

  1. Ciente do ocorrido na reunião.
    Gostaria sempre que possivel de participar das reuniões, dia 06 vou marcar presença.

  2. Por sugestão do professor Vagner, um novo ponto foi incluído para discussão em nossa reunião: a definição da participação da escola na OBA e na mostra de foguetes.

Desculpe, o formulário de comentários está fechado no momento.