mar 092012
 
Positivo

Esta foi uma semana bastante atribulada para nós, professores do IFG – Campus Jataí, pois desde segunda-feira (dia 05/03) estamos participando da semana pedagógica, que antecipa o início do semestre letivo.

Bem, mas não é sobre isso que quero tratar e sim sobre as últimas ações e atividades que desenvolvemos no âmbito do PIBID.

A união faz a força e possibilita maior crescimento de todos

A união faz a força e possibilita maior crescimento de todos!

Desde o fim do ano passado eu e a professora Marta temos conversado sobre nossas dificuldades na condução e desenvolvimento das ações do PIBID aqui em Jataí. E, na semana passada, definimos que iríamos aproximar nossos grupos de pibidianos, com o objetivo de compartilhar os conhecimentos e experiências que cada grupo possui e que vem obtendo. Inicialmente definimos uma agenda para o mês de março, composta de reuniões para debates sobre artigos da área de ensino de Física e, também, para a realização de mini aulas de Física.

No dia 14/03 debateremos o artigo A matemática como estruturante do conhecimento Físico, no dia 21/03 o artigo Sobre a resolução de problemas no ensino da Física e nos dias 29 e 30 meus bolsistas irão trabalhar mini aulas sobre os conteúdos relacionados aos kits experimentais que estão preparando. Se você quiser ter informações mais precisas sobre as atividades conjuntas, visite a nossa planilha online.

No dia 06 de março realizamos mais uma reunião do PIBID. A única ausência foi a do Carlos Patrick, que continua de licença paternidade.  O professor Vagner também participou da reunião. Bem, vamos à análise do ocorrido x previsto:

Previsto X Ocorrido

Item da pauta Avaliação
Apresentação dos resultados da realização das atividades práticas da OBA 2012 pela equipe do PraTICando a Física (Idelma, Thaís, Fernanda e Ana Lúcia) A equipe relatou que não conseguiram instalar o Stellarium, mas não disseram precisamente qual foi o problema encontrado (Cry). Dessa forma, a realização da atividade prática 1 {Localizar: 1) Constelação de Órion, 2) as “Três Marias”, 3) Rigel, 4) Betelgeuse, 5) Aldebaran, 6) Vênus,7) Canopus e 8 ) Sirius} não foi realizada a contento. Ainda sobre esta atividade, a Idelma conseguiu construir o planisfério (Cool). A Fernanda tentou realizar as atividades práticas 2 e 3 (Cool), mas teve algumas dificuldades e dúvidas que foram sanadas com a ajuda do professor Vagner.
A bolsista Idelma deverá apresentar sua proposta de experimento de baixo custo A Idelma apresentou sua proposta de experimento (motor homopolar) Cool e levou os materiais com os quais tentou montar o experimento. Dada a dificuldade de montagem do experimento proposto, o professor Vagner sugeriu que ela tentasse montar um motor de espiras e fez uma breve explicação do esquema de montagem e do funcionamento do experimento.
A Wérica irá apresentar a proposta para divulgação e inscrição dos alunos no Ciência em Cena A Wérica disse que não estava ciente desta atividade (Surprised). Então, aproveitando a presença do professor Vagner, pedi a ela que explicasse como estávamos pensando o projeto. Em seguida ela apontou que a melhor forma de divulgação seria passar de sala em sala divulgando o projeto e convidando os alunos a participarem. O professor Vagner ressaltou que seria interessante tentarmos desenvolver o trabalho em conjunto com a professora de Artes da escola, e todos concordamos. A Wérica também destacou que é necessário o apoio dos professores, com a possibilidade de utilizar a participação dos alunos no Ciência em Cena como instrumento avaliativo. O professor Vagner concordou mas destacou que as recente orientações da secretaria de educação diminuem a possibilidade de bonificar os alunos do ensino médio.
Definição da participação da escola campo na OBA e na Mostra de Foguetes O professor Vagner sugeriu que toda a escola participasse da OBA, tanto o ensino fundamental (segunda fase), quanto o ensino médio. Para isso, o professor Vagner ressaltou que precisamos conquistar os demais professores da escola para que eles nos apoiem e nos ajudem neste objetivo. Tendo em vista esta necessidade, ficou definido que iremos participar da reunião de planejamento do Serafim, que acontecerá no dia 16 de março.
Repasse de artigos para estudo e apresentação pelos pibidianos As cópias dos artigos foram repassadas e os pibidianos foram avisados do cronograma de atividades.
Avaliação das atividades e do desempenho dos participantes do projeto Não foi feita a avaliação das atividades. Acabei por não realizar esta avaliação em virtude da demora nos pontos anteriores e do início da monitoria no Serafim de Carvalho. No entanto, esta avaliação será feita na próxima quarta-feira, após os alunos participarem do debate conjunto com os pibidianos da professora Marta.
Avisos:
1. Atividades conjuntas com o PIBID 2010; 2. Orientações para compra de materiais; 3.Participação no blog
Os bolsistas e o professor Vagner foram avisados sobre as atividades conjuntas e que elas se concentrariam nos estudos da literatura relativa ao ensino da Física, mas não se restringindo a este tópico. Também repassei as orientações para a aquisição de materiais e a Wérica se responsabilizou por realizar as compras dos materiais para os kits experimentais. Os pibidianos foram, novamente, avisados de que a participação no blog possui diversos objetivos: 1) permitir o acompanhamento das ações dos pibidianos; 2) fazer uma prestação pública das atividades que vem sendo desenvolvidas; 3) fornecer uma fonte de dados para o relatório semestral que deve ser encaminhado à CAPES.

Como podem perceber, esta reunião foi mais bem sucedida do que a nossa reunião anterior, o que me deixou extremamente feliz. Percebi, também, que a presença do Vagner parece incentivar os bolsistas a se prepararem e participarem da reunião. Entretanto, alguns problemas ainda nos assombram: a falta de comunicação e de dedicação ao pibid.

A estratégia que, inicialmente, adotei para tentar eliminar estes problemas foi conversar com os bolsistas, alertando-os para que eles se comuniquem mais, se dediquem mais ao PIBID,   e que entrem em contato comigo, no caso de dúvidas ou problemas. Além disso, mais recentemente, passei a designar tarefas individuais para que eles se sintam mais cobrados e responsáveis.

Próximas atividades

Foi definida, durante a reunião, que em virtude da reunião de planejamento do Colégio Serafim (16/03), a Fernanda e a Wérica iriam preparar uma apresentação sobre seus projetos e me enviar até hoje (09/03), para que eu

Comentários e observações

Observações

Observações

Além do que estava previsto para acontecer, outras situações se desenrolaram no decorrer da reunião. Além dos avisos e artigos repassei aos presentes um cronograma com datas importantes para o nosso PIBID, no roteiro da reunião: 2012-03-05 Roteiro reuniao. Entre estas datas estão destacados os prazos finais para envio de artigos ao XIV EPEF e XX SNEF. Ao ressaltar que precisamos adiantar nosso processo de confecção de artigos para conseguirmos enviar algum trabalho a estes eventos, uma das bolsistas reclamou que não achava justo que apenas algumas das bolsistas fosse reconhecidas como autoras de um trabalho (que ainda está na fase de digitação), pois as demais não haviam sido incluídas no processo.

Felizmente, uma das que está envolvida no processo de elaboração do artigo, relembrou que foi marcada uma reunião para a digitação dos dados e que apenas as duas futuras autoras compareceram. Além disso, eu havia encaminhado um e-mail para todos delegando uma parte da atividade de revisão bibliográfica e que os bolsistas deveriam me procurar para esclarecer como se faria essa revisão bibliográfica. Disse que, infelizmente, nenhum dos bolsistas entrou em contato e que eu iria fazer esta revisão bibliográfica.

Em seguida, a Wérica reclamou que eu não dei continuidade às oficinas de elaboração de artigos. Realmente não dei continuidade e fiquei até sem graça em virtude de não ter cumprido com um compromisso assumido. Apesar de triste por não ter dado esta continuidade, fiquei feliz por uma dos bolsistas ter me cobrado. Espero que, após a digitação dos dados for finalizada tenhamos tempo de retomar estas oficinas.

Um outro ponto tem me chateado… é a ausência dos pibidianos aqui no blog. Espero que, com o início do semestre, esta situação melhore bastante!!!

Abraços e até mais…

Desculpe, o formulário de comentários está fechado no momento.