abr 092012
 
Atarefad@s

Um pouco sumido daqui do blog, como bem ressaltou uma de minhas bolsistas. Infelizmente ando tão atarefado desde que iniciei meu curso de doutorado que estão me restando poucos momentos de vida normal.

Mas, felizmente, neste mesmo período o PIBID começou sua decolagem rumo aos nossos objetivos e ao sucesso!!!

O avião do PIBID está decolando!!!

O avião do PIBID está decolando!!!

Tudo começou no dia 16 de março, quando participamos da reunião de planejamento do Colégio Serafim de Carvalho. Estivemos presentes nos períodos matutino e vespertino, e, logo após realizarmos um breve histórico do PIBID no Serafim demos início à apresentação de nossos projetos e ideias para o ano de 2012. Foram destaque de nossa participação:

  • Ciência em Cena: com a montagem e apresentação de peças teatrais relacionadas a personagens ou fatos históricos importantes na história da Física;
  • PraTICando a Física: que objetiva trabalhar formas alternativas de ensino e aprendizagem de Física;
  • Monitoria de Física: plantão de dúvidas e de apoio ao estudo da Física, pelos alunos do ensino médio.

Além destes projetos, destacamos que pretendemos contribuir para com a participação da escola na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). A receptividade dos professores, coordenadores e direção da escola foi muito boa e todos se mostraram interessados em contribuir para com o desenvolvimento de nossas atividades.

No período matutino conseguimos, também, um espaço físico para desenvolvimento de nossas ações, por intermédio da professora Karine. A professora também expôs algumas de suas ideias para a realização de trabalhos envolvendo o ensino de Física, tais como a criação de materiais de apoio para o ensino de Física para alunos surdos – pretendemos desenvolver esta ideia logo após a realização da prova da OBA.

Teia de conhecimentos e experiências

Compartilhando conhecimentos e experiências

Nos dias 14 e 23 de março realizamos duas reuniões de estudo em conjunto com os integrantes do PIBID 2010. Nestes encontros foram debatidos os seguintes textos:

  1. Dia 14/03/12: PIETROCOLA, Maurício. A matemática como estruturante do conhecimento Físico. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 19, n. 1, p.89-109, ago. 2002. Disponível em: <http://journal.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/9297/8588>. Acesso em: 06 set. 2011.
  2. Dia 23/03/12: PEDUZZI, Luiz Orlando de Quadro. Sobre a resolução de problemas no ensino da Física. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 14, n. 3, p.229-253, dez. 1997. Disponível em: <http://journal.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6982/6464>. Acesso em: 06 set. 2011.
Uma bronca não mata ninguém.

Mesmo que seja doloroso é preciso chamar a atenção.

O principal objetivo destes encontros foi possibilitar a troca de conhecimentos e experiências entre os bolsistas dos dois grupos. Cada encontro iniciou com um seminário sobre o texto do dia (feito por um dos bolsistas), seguido de um debate orientado pelas questões prévias elaboradas pelos bolsistas. Foi realmente uma experiência enriquecedora mas, na primeira reunião fiquei bastante chateado com a infantilidade de duas bolsistas do meu PIBID, que se recusaram a contribuir com o debate e conversas. Me senti bastante desanimado e acabei chamando a atenção das alunas, ressaltando que além de importante, a participação ativa nas atividades é uma das obrigações dos pibidianos. Aparentemente a conversa com as bolsistas produziu ótimos resultados, pois na segunda reunião conjunta, que foi desenvolvida sem a participação dos coordenadores, todos os presentes participaram.

Além destas atividades, no decorrer do mês de março e no início do mês de abril: 1) a Wérica e o Carlos Patrick fizeram a divulgação e as inscrições para o grupo de teatro Ciência em Cena; 2) Foi elaborado um plano de trabalho para a preparação para a prova da OBA; 3) Tiveram início as monitorias preparatórias para a OBA e 4) Os bolsistas prepararam mini-aulas sobre tópicos do conteúdo programático da prova da OBA.

Muita coisa, não acham? Apesar de ter demorado muito para relatar a minha visão sobre os acontecimentos, espero que este pequeno resumo consiga dar uma visão geral de nossas última ações. Além disso, há sempre os artigos dos pibidianos, que deveriam ser semanais… mas….

Bem, um grande abraço e até o próximo.

Desculpe, o formulário de comentários está fechado no momento.