abr 212012
 
Reunião do PIBID

Olá leitor@s, mais uma vez, obrigado pela visita.

Esta semana foi repleta de fortes emoções no nosso PIBID e também no Câmpus Jataí, com as comemorações do seu aniversário de 24 anos.

A cultura do atraso

Chega da cultura do atraso e da falta de compromisso.

Voltando ao PIBID, na terça-feira deveria ocorrer uma monitoria preparatória para as provas da olimpíada brasileira de astronomia, que seria ministrada pela Wérica e pela Fernanda (para ter acesso ao cronograma de atividades, clique aqui). Infelizmente, a Wérica não compareceu à monitoria e a Fernanda chegou à escola com uma hora e meia de atraso. A situação foi bem complicada, pois compareceram quatro alunos do turno matutino, que estavam interessados na monitoria preparatória para a olimpíada brasileira de astronomia (OBA). Para piorar, fiquei sabendo dessa falha pela professora Karine, que tem nos dado um grande apoio nessas atividades, cedendo uma sala para que a monitoria fosse ofertada.

Ao encontrar as alunas acabei questionando os motivos do não comparecimento. A Wérica justificou dizendo que o Carlos Patrick havia informado a ela que não era o dia dela oferecer a monitoria, enquanto a Fernanda disse que pensou que a monitoria começaria às 15h30min. Você pode estar pensando, ao menos a Fernanda compareceu, não é? Mas, quando ela chegou, os alunos já haviam ido embora, apesar de os alunos terem esperado um tempinho.

Fiquei bastante chateado e irritado com esta falha, pois durante todo o tempo em que estamos atuando na escola, os pibidianos reclamaram dizendo que os alunos não procuram as monitorias. Mas, quando os alunos aparecem, os monitores não aparecem. Falhas desse tipo provocam um efeito extremamente negativo, pois mina a relação de confiança com a escola e com os alunos, prejudicando o desenvolvimento de futuras ações.

E o pior é que mesmo depois de uma reunião em que chamei a atenção de todos os pibidianos sobre este problema, na sexta-feira (20/04/2012), a Wérica e a Idelma não compareceram à monitoria, e, novamente, apareceram alunos da escola. Aqui em Jataí estava chovendo muito, mas, em virtude do compromisso assumido ao menos uma delas deveria ter estado presente.

Pagando sapo

Algumas vezes é preciso chamar a atenção

Na quinta-feira (19/04/2012), estavam agendados o primeiro encontro para preparação da peça teatral do Ciência em Cena (um encontro pela manhã e outro pela tarde). Cheguei ao IFG e já fui para o auditório fazer a preparação do ambiente para recepcionar os alunos do Serafim e estava tão empolgado que chamei a jornalista do Câmpus para fazer uma breve cobertura do encontro matutino. Alguns minutos depois da minha chegada a Wérica apareceu e ficamos aguardando os alunos do Serafim. Infelizmente, ninguém apareceu. Decidi que precisaríamos ir até à escola para fazer um corpo a corpo com os alunos e garantir a presença de alguns no ensaio vespertino. Eu e a Wérica fomos e conseguimos mobilizar nove alunos, que se comprometeram a aparecer no IFG às cinco da tarde. Bem, o restante dessa história você verá logo em breve… Primeiro, vou fazer uma descrição da reunião que iniciou às duas da tarde…

Esta foi uma reunião um pouco diferente das demais. Não havia texto a discutir nem mini-aulas para assistir. Era, basicamente, uma reunião para chamar a atenção dos pibidianos e dar um ultimato a eles. Comecei com a questão das faltas na monitoria. Ressaltei que os alunos do Serafim podem faltar às monitorias e que as faltas dos bolsistas é que não deviam acontecer, visto que eles assumiram um compromisso e que estavam recebendo para desenvolver as atividades no Serafim. Disse, também, que as justificativas apresentadas pela Wérica e pela Fernanda não eram aceitáveis e que no caso de algum imprevisto que impossibilitasse a presença ou que provocasse um atraso nos compromissos com a escola, eu deveria ser avisado.

Na sequência da reunião reafirmei que o meio de comunicação utilizado para dar avisos e comunicados é o e-mail e que todos os pibidianos tem a obrigação de ler os seus e-mails e ir em busca de informações, para sempre se manterem a par das atividades e cronograma. Também informei que não iria mais enviar mensagens por celular ou realizar ligações para informar ou relembrar os pibidianos de eventos e de compromissos. Também apresentei três novas atividades que eles terão que desenvolver e que podem ser conferidas neste link: 2012-04-17 Roteiro atividades maio junho. Quando já estava para encerrar a reunião, o professor Vagner (supervisor) apareceu.

Fomos para uma sala climatizada e continuamos as discussões…

Este foi um momento bem interessante no qual todos nós conversamos sobre as dificuldades do projeto e o professor Vagner ressaltou que, aparentemente, a escola vem se posicionando como se ela estivesse fazendo um favor para nós e, não que o projeto é uma parceria entre os envolvidos diretamente no projeto e a escola. Foi ressaltada a falta de interesse dos alunos para com a monitoria, a não necessidade de se acompanhar todas as aulas de Física, o insucesso das ações que dependem dos alunos da escola, a necessidade de realizar algo que motive os pibidianos e a falta de apoio real dos demais professores do Serafim.

Mudança de estratégia

Mudar a estratégia para ganhar a guerra

O professor Vagner, então, sugeriu que passássemos a tomar conta da sala de informática, inicialmente, em um turno matutino e um vespertino, visto que com as recentes mudanças administrativas no Estado de Goiás, as salas de informática ficaram sem a figura do dinamizador. A ideia foi prontamente aceita por nós, principalmente por representar a oportunidade de conquistar a confiança e a amizade dos demais professores e da própria escola (como ressaltado pelo professor Vagner). O professor Vagner ficou de fazer o primeiro contato com a direção da escola e, havendo uma sinalização positiva, eu iria até a escola para oficializar essa nova proposta.

Também ficou acertado que os pibidianos irão ao colégio, na segunda-feira, realizar as duas atividades práticas iniciais da OBA, que são: a determinação do meio-dia solar (meio-dia verdadeiro) e da direção norte-sul. Os pibidianos irão desenvolver as atividades no pátio (ou na quadra) da escola e irão fazer marcações de suas atividades. Pouco depois a reunião foi encerrada e fomos até o auditório do IFG para preparar o espaço para o encontro do Ciência em Cena, que você confere no meu próximo artigo.

Bem, por enquanto é só. Se alguém do pibid quiser complementar a minha descrição do que aconteceu na semana, use os comentários ou escreva um artigo!!!

Um grande abraço e até mais….

Desculpe, o formulário de comentários está fechado no momento.