dez 272012
 
Positivo

Olá querid@s Internautas.

Realmente faz um tempão que não escrevo aqui no blog do PIBID. E não foi por falta de vontade… A grande questão foi (e ainda continua sendo) o tempo.

O tempo passa...

O tempo não pára

Mas, vamos ao que interessa. Neste segundo semestre de 2012 conseguimos alavancar diversas ações do PIBID, principalmente na interface escola-campo e bolsistas. Os pibidianos conseguiram organizar uma sala de experimentos na mostra cultural do Colégio Serafim de Carvalho, uma equipe ficou responsável pela monitoria de Física, outro grupo pelo funcionamento do laboratório de informática e outros bolsistas estão preparando o Jornal e Mural da Escola. Também apoiamos o ensino fundamental com monitorias de matemática e uma das bolsistas – a Denísia, preparou e realizou uma aula experimental para ensinar a lei de Hooke.

Houve, com isso, maior reconhecimento e abertura da escola ao nosso sub projeto de Física, o que acabou gerando maior motivação dos pibidianos.

Motivação

Motivação é um elemento fundamental.

O segundo semestre marcou, também, a participação de alguns pibidianos em eventos. Em novembro, as bolsistas Ana Lúcia, Fernanda e Wérica participaram do 2º Encontro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e em dezembro, as bolsistas Ana Lúcia, Fernanda e Kamila participaram do III Encontro Nacional das Licenciaturas e II Seminário Nacional do PIBID. Parabéns a elas e, também, ao Leonardo, que foi co-autor do trabalho apresentado pela Kamila.

As ações que se realizam no Câmpus do IFG, também ocorreram a contento. Até o mês de outubro mantivemos nosso cronograma do grupo de estudos de conteúdos de Física e em novembro demos início a um novo projeto, o Roda de Conversas. A ideia é, basicamente, a mesma do grupo de estudos. Um dos bolsistas fica responsável por preparar uma palestra e um material para ser distribuído aos presentes no Roda de Conversas. Após a apresentação do bolsista (que é aberta a todos os interessados), tem início uma conversa sobre o assunto,   na qual todos os presentes podem interagir, tirar dúvidas, apresentar ideias e compreensões sobre o tema trabalhado.

Tivemos quatro rodas de conversas:

Data Tema Responsável

30/11/2012

As orientações para o ensino de Física em nível médio. Denísia Freitas

06/12/2012

Vetores e Física. Lara Calixta

11/12/2012

Mapas conceituais no ensino de Física. Idelma Santos

18/12/2012

O Modelo Padrão. Marcelo da Silva

Todas as rodas de conversas foram prestigiadas por outros alunos do curso de licenciatura em Física e a última roda de conversa também contou com as presenças das professoras Flomar Ambrosina (Coordenadora Institucional do PIBID/2011) e Marta João (Coordenadora do sub projeto de Física/2010) e do professor Raphael. Foi um encontro excelente, em todos participaram e contribuíram.

Realmente, foi um ano muito bom e produtivo. Espero que o próximo seja muito melhor!!! 🙂

Sendo um pouco mais objetivo, tenho como metas para o próximo semestre:

  • Dar continuidade aos projetos de apoio ao laboratório de informática e monitoria;
  • Fazer o lançamento do Jornal da escola;
  • Fazer uma apresentação do teatro de fantoches;
  • Dar continuidade ao Roda de Conversas;
  • Trabalhar com artigos da área de ensino de Física;
  • Desenvolver o espírito de equipe e a mente mestra.

Também espero que os bolsistas sigam o exemplo do Marcelo, que é o único que está em dia com as publicações no blog.

Um grande abraço e até mais.

Desculpe, o formulário de comentários está fechado no momento.